segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Apresentando Pepe Otal

Pepe Otal

Pepe Otal, é um grande e conceituado mestre titereiro e que foi homenageado no Festival Internacional de Teatro de Títeres de Bilbao de 2006 e que agora será o personagem de uma exposição na Casa de Cultura de Barrainkua de 27 de Outubro a 21 de Novembro de 2008, onde será apresentando mais de 45 títeres pertencentes a 8 espetáculos produzido por ele. Mas não são só estes eventos que provam a importância deste artista, que até então, não conhecia. Mas é pelo carinho que as pessoas, através de sites e blogs, o reverenciam, como fez Maria Madeira, em seu blog: Bonecos de Madeira, através de um pequeno comentário, onde mostra sua saudades desta grande figura.

Bem, como acredito que este blog deve ser um espaço para divulgar tudo que possa parecer interessante sobre esta arte tão fascinante, venho aqui, apresentar este artista, que me parece ser tão importante para o teatro de títeres da Espanha e também da Europa, mas que acima de tudo, era um bonequeiro, um artista do teatro de animação.

Pepe nasceu em 46, na cidade de Albacete. Em Zaragoza, estuda Engenharia industrial e na alemanha, conhece a revolucionária escola Bauhaus. Em Barcelona estuda no Instituto de Arte, onde cursa, Arte Dramática. Em 1975, após se formar, funda seu grupo de teatro de marionetes, Grupo-Taller de Marionetas de Barcelona. Seus espetáculos são dirigidos para o público adulto, adaptando muitos textos dramáticos para atores para encena-los com suas marionetes. Pepe tirou seus bonecos dos teatros tradicionais e os levou para as ruas,numa época, em que era proibido realizar manifestações artísticas públicas, pois poderiam ser considerado um ato de contestação.

Em 1984, monta o espetáculo "Apocalipsis según San Juan". com máquinas e robôs, pelo qual recebe o prêmio de melhor espetáculo de marionetes adulto.

Os seus trabalhos, fundiam a clássica técnica de mariontes de fio, com soluções inovadoras.

Pepe morava, no que alguns chamam de Casa-museu ou Casa-ateliê, cercado por bonecos por todo lado, e hoje funciona se entendi bem, como um ateliê, um centro de estudo dedicado ao teatro de Títeres.

E que seu legado continue a encantar e a inspirar futuras gerações.


Bonecos em sua casa-ateliê

Agradeço a Maria Madeira pelos toques que me ajudaram a corrigir algumas informações a respeito de Pepe.



fonte e fotos : http://homenajeapepeotal.org/index.php

Nenhum comentário: