Olá amigos amantes, fabricantes, brincantes de bonecos.Entre Na Empanada e brinque e deixe brincar, deixe se levar para todos os lugares, do mundo todo, este mundo animado, mundo em movimento, de Olinda até o japão. Entre e anime-se. e não me desculpe a bagunça.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Um triste uso da arte das marionetes
Navegando pelo site Titerenet, me daparei com um artigo mosntrando um comercial feito com marionetes, para uma famosa rede de supermercados. No início, sem ter lido ainda o texto, fiquei animado e resolvi ver o vídeo do tal filme que estava postado ali. E para minha (desagradável) surpresa, percebi que a imagem que o "filminho", no pior sentido da palavra, fazia das marionets de fio, era bastante negativa, chegando ao ponto de ser ofensiva. Decepcionado pela maneira como esta linda arte foi usada no filme (assitam e tirem suas conclusões) resolvi ler o artigo e que experssa como a indignação foi geral. Não apenas pela maneira debochada como as marionetes no comercial se autodenominam, MARIONTES OBSOLETAS, mas pelo absurdo da situação geral: crianças entediadas diante do espetáculo apresentado, como se aquilo não tivesse a menor relevância para elas, como se aqueles bonecos movidos por fios, - aliás bélissímos e infelizmente não sei quem foi o autor destas pequenas obras primas, usadas de maneira tão infeliz-, não tivessem a capacidade de encanta-las e de conquistar sua atenção, que no filme, esta toda focada para aquilo que estão consumindo, que lógicamente é de algum produto bastante salutar, que a tal empresa esta promovendo.
É triste que os tais porfissionias CRIATIVOS, assim como eles se autodenominam, da publicidade mostrem através de suas peças publicitárias sua ignorância e seus enormes preconcietos em relação a qualquer coisa que para eles não pareçam serem relevantes. Propaganda deste tipo são mais comuns que imaginamos. Elas zombam de pessoas que não estejam dentro do padrão de beleza ; de aspectos culturais de outros povos que eles consideram ridiculos ou "obsoletos" e até de deficiência fisícas, se asim resolverem que é uma boa idéia para ser usada para vender um determinado produto. E os tais Criativos, se enchem de orgulho por toda esta porcariada que eles despejam em cima de nós. Não que não haja talentos sérios e reponsáveis neste meio, e que não sejam capazes de criarem pequenas pérolas, que independente do produto que estejam vendendo, possa até nos encatar e nos surpreender positivamente, mas na maioria das vezes, pelo menos atualmente, não tem sido assim. O mau gosto anda solta neste meio.
Todos tem dierito de ter opniões e gostos próprios, mas publictários, queiram ou não, são formadores de opnião e deveriam ser pessoas mais cultas e de interesses mais amplos, e assim, desenvolverem seus trabalhos com mais qualidade e responsabilidade, mesmo quando precisam lançar mão do humor, pois o humor, mesmo o mau humor , não precisa ser necessariamente destrutivo e preconceituoso.
Sabemos que a arte de títeres em geral não será abalada por este filme, sabemos do tamanho da importância que esta arte ocupa no mundo e principalmente o poder de encantamento que ela exerce não apenas sobre as crianças, mas também, sobre os adultos.
Só queremos que profissionais que tenham o previlégio de expor uma idéia, em um meio que atinge tantas pessoas como é o caso da televisão, e também a internet, não estimule o preconceito e nem crie uma imagem errada de algo que não conhece e nem se quer tem a páilda idéia do valor histórico e artístico que ela tem.
Olá, eu sou Maurício Sterchele, sou bonequeiro,ator,designer
gráfico, ilustrador e escritor....bem... tenho treinado para isso. Vamos ver onde chego. Tenho um grupo de teatro de bonecos: os Guardiões do Sonho. E resolvi criar este blog, pois acho que esta incrível arte precisa ser divulgada de todas as maneiras. Bem, por enquanto é isso pessoal. Obrigado
e conheça meu trabalho:
http://sterchele.vila.bol.com.br
http://www.flickr.com/photos/sterchele/
e meu grupo:
http://guardioesdosonho.sites.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário